Copyright 2014. © |Sandra| |Rey|. 

|Sandra| |Rey|

d.O.b.r.a.estúdio 

Artista Plástica, vive e trabalha em Porto Alegre, RS. 

Sandra Rey desenvolve processo artístico ancorado na relação arte-natureza, em articulação com pesquisas em fotografia e tecnologias digitais, operados em cruzamentos com procedimentos da pintura e do desenho que permitem expandir a imagem através de processos de montagem.

Produz imagens em grandes e pequenos formatos, vídeos, instalações e objetos.

Sua arte vem sendo constituída com base na relação arte-vida, através de um projeto que articula prática artística na natureza com desenvolvimento de projetos em estúdio e reflexão teórica.

Caminhadas na natureza, realizadas em reservas ecológicas, ilhas, desertos, florestas, e em lugares onde os elementos naturais predominam sobre os traços da cultura, constituem a base da prática e fundamentação teórica e filosófica de seu trabalho. 

A artista considera a fotografia como meio de captar imagens da natureza e, no trabalho em estúdio as fotografias são arquivadas e classificadas por datas e lugares, constituindo um acervo virtual para a realização de projetos.

A fotografia tem um duplo estatuto em seu processo: ao mesmo tempo permite realizar anotações visuais e a documentação dos lugares atravessados, quando isoladas de seu contexto, as fotos passam a ser trabalhadas como material para fazer arte.

Viveu na França onde realizou doutorado em Arte e Ciências da arte, opção Artes Plásticas e defendeu tese sobre seu processo artístico na Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne. De retorno ao Brasil retomou a carreira acadêmica atuando como docente e pesquisadora na área de poéticas Visuais do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, no Instituto de Artes da UFRGS. Entre 2002-3 viveu em Paris para realizar pós-doutorado na Universidade de Paris 8 onde aprofundou pesquisas e prática em fotografia, em colaboração com o filósofo e teórico François Soulages. Mantém colaborações contínuas com artistas e pesquisadores franceses.

​É pesquisadora na área de Artes Visuais junto ao CNPq e Docente no Programa de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orienta teses e dissertações de Poéticas Visuais.

Criou e coordenou o Grupo de Pesquisas Processos Híbridos na Arte Contemporânea, que esteve ativo de 2005 a 2018.

A artista expõe regularmente e publica textos e artigos sobre questões referentes à pesquisa em Artes Visuais e escritos de artista. Possui obras em coleções públicas.