Copyright 2014. © |Sandra| |Rey|.
d.O.b.r.a.estúdio
Artista Plástica, vive e trabalha em Porto Alegre, RS.
Sandra Rey desenvolve processo artístico ancorado na relação arte-natureza, em articulação com pesquisas em fotografia e tecnologias digitais, operados em cruzamentos com procedimentos da pintura e do desenho que permitem expandir a imagem através de processos de montagem.
Produz imagens em grandes e pequenos formatos, vídeos, instalações e objetos.
Sua arte vem sendo constituída com base na relação arte-vida, através de um projeto que articula prática artística na natureza com desenvolvimento de projetos em estúdio e reflexão teórica.
Caminhadas na natureza, realizadas em reservas ecológicas, ilhas, desertos, florestas, e em lugares onde os elementos naturais predominam sobre os traços da cultura, constituem a base da prática e fundamentação teórica e filosófica de seu trabalho.
A artista considera a fotografia como meio de captar imagens da natureza e, no trabalho em estúdio as fotografias são arquivadas e classificadas por datas e lugares, constituindo um acervo virtual para a realização de projetos.
A fotografia tem um duplo estatuto em seu processo: ao mesmo tempo permite realizar anotações visuais e a documentação dos lugares atravessados, quando isoladas de seu contexto, as fotos passam a ser trabalhadas como material para fazer arte.
Viveu na França onde realizou doutorado em Arte e Ciências da arte, opção Artes Plásticas e defendeu tese sobre seu processo artístico na Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne. De retorno ao Brasil retomou a carreira acadêmica atuando como docente e pesquisadora na área de poéticas Visuais do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, no Instituto de Artes da UFRGS. Entre 2002-3 realizou pós-doutorado na Universidade de Paris 8 onde aprofundou pesquisas e prática em fotografia, em colaboração com o filósofo e teórico François Soulages. Mantém colaborações contínuas com artistas e pesquisadores franceses.
É pesquisadora na área de Artes Visuais (CNPq-IB) e Docente no Programa de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orienta teses e dissertações de Poéticas Visuais. Criou e coordenou o Grupo de Pesquisas Processos Híbridos na Arte Contemporânea, que esteve ativo de 2005 a 2018. Em 2020 foi convidada a apresentar projeto para a criação de Cátedra na ICESCO. Atualmente é representante da ICESCO junto à UFRGS e dirige a Cátedra Arte e Natureza, Processos Híbridos no PPG ARtes Visuais da UFRGS.
Expõe regularmente e publica textos e artigos sobre questões referentes à pesquisa em Artes Visuais e escritos de artista. Possui obras em coleções públicas.